Olá pessoas ... e bots.
Como vemos rapidamente em lógica de programação, para um software poder ser realmente útil, é preciso ter um meio de avaliar condições/valores para decidir o que fazer em determinados momentos, além de ser importante haver maneiras práticas de repetir uma determinada tarefa quantas vezes for necessário.
Para mostrar como isso é feito na linguagem Java, vamos voltar alguns passos para rever as instruções para tomada de decisão e laços de repetição, com um pequeno extra ao fim.
TI Livre
Cada parte do tutorial, incluindo essa, será publicada junto com uma apresentação de slides - ambos com o conteúdo de um capítulo da apostila online. Entretanto mais formatos podem ser adicionados no futuro.
Sendo um projeto Livre, você pode usar e compartilhar à vontade, só lembre de dar créditos quando o fizer.
Velho conhecido
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Como deve ser fácil de notar para quem estudou Lógica de programação e/ou já conhece outra linguagem da família do C, a parte que interessa agora está no método IntAverage.
Loops
For
for ({declaração} ; {condição} ; {passo})
No caso do exemplo, a parte de declaração é usada para duas variáveis de nome auto-explicativo: Index e Limit. É uma boa prática sempre declarar variável de limite em loops de ordem crescente, para deixar o código mais claro e por questão de desempenho (variáveis locais tem leitura mais rápida que campos de objetos/arrays), para loops decrescentes é recomendável usar por questão de padronização.A condição lógica é verificada antes de cada iteração (repetição), servindo como o critério de parada para o loop. No momento em que ela for testada e o resultado for falso, a execução do for acaba.
Por fim, a parte de passo é onde definimos uma ação para ser executada em toda iteração do laço de repetição, normalmente incrementar ou decrementar uma variável de índice.
Foreach
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Embora tenha uma sintaxe bem mais conveniente, é preciso lembrar que essa variante é mais lenta em arrays e não permite trabalhar diretamente com índices caso seja necessário.
Decisões
If e Else
if ( {condições} ) {
// Código se for verdadeiro
} else {
// Código se for falso
}
Também é possível “encadear” sequências de diferentes condições lógicas através da instrução else if:
if ( {condição 1} ) {
...
} else if ( {condição 2} ) {
...
} else {
...
}
Switch
É aí que entra a instrução switch: permite comparar uma variável a diversos valores pré-definidos de uma só vez para decidir o que fazer e, opcionalmente, definir o que fazer caso nenhum dos valores corresponda ao valor recebido. Possui a seguinte sintaxe:
switch ( {variável} ) {
case {valor 1}:
// Se tiver primeiro valor
...
break;
case {valor 2}:
case {valor 3}:
// Se tiver o segundo ou o terceiro valor
...
break;
default:
// Se não tiver nenhum dos valores
...
break;
}
Mais loops
While
while ( {condição} ) {
// Código para repetir
}
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While
Para isso usa-se o loop do-while, com a seguinte sintaxe:
do {
// Código para repetir
} while ( {condição} );
Uma pitada de exceção
Para lidar com esses erros o Java traz as exceções: classes cujas instâncias armazenam todos os detalhes sobre determinados erros e a sequência de execução até o local onde ocorreu o problema.
Vemos um uso prático de exceção no exemplo do loop while, onde o método inicial (main) declara, através da palavra chave throws, que uma exceção do tipo Exception (o mais geral possível) pode ser lançada durante a execução do software sem nenhum tratamento para o erro. Isso se deve ao uso do método read() de System.in, que gera uma exceção caso haja algum problema na leitura de dados.
Veremos mais sobre Exceções na próxima parte, com o aprofundamento da Orientação a Objetos na linguagem Java.
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