Recomendações: Brave, navegador rápido e seguro

Imagem do Material de divulgação em Brave.com

Olá pessoas ... e bots.

Estreando minha coluna sobre Softwares no Blog, só poderia começar trazendo aquele que em vários meses de estudo e uso conseguiu me conquistar, passando que de uma proposta "boa demais para ser verdade" ao meu Navegador Web favorito que utilizo para tudo que posso - tanto no computador quanto no celular.

Este é o inovador Brave, feito com completo foco na privacidade e na segurança dos usuários - trazendo um expressivo ganho de desempenho (e tempo) como um belo efeito colateral.

Como tenho bastante coisa a dizer, afinal testei bastante o navegador depois de decidir dar uma chance a ele, vamos por partes.

Primeiro contato

Pode parecer bem esquisito dizer isso num post de divulgação, e provavelmente é mesmo, mas a primeira vez que ouvi falar do Brave foi vários meses antes de dar uma chance ao navegador. Na época estava verificando os apps no celular para fazer uma limpeza no aparelho que me acompanha a 5 anos, quando por acaso resolvi dar uma olhada na Play Store (sem motivo) e me chamou atenção o logo do Brave - na época lançado para Android a pouco tempo.

As semanas foram passando e, com o tempo, canais do Youtube que vejo esporadicamente começaram a citar esse peculiar navegador, ressaltando qualidades e recomendando para seus usuários. Mas isso ainda não era motivo o bastante para eu largar o que já estava acostumado, a preguiça falava mais alto. Bons meses se passaram até surgir um motivo risível para me levar a testar o navegador com logo de leão: ver Netflix no Linux.
Sim, esse foi o exato motivo pelo qual fui testar um novo navegador, pois acabei me vendo numa "sinuca de bico" com meu notebook de fraco desempenho: os navegadores que eu conhecia com suporte ao plugin exigido pela Netflix (Widevine) em ambiente Linux, Mozilla Firefox e Google Chrome, eram muito pesados para o limitado computador.

Dando uma pesquisada rápida, ainda com uma pulga atrás da orelha, vi elogiarem bastante o desempenho do Brave (especialmente tempo de carregamento das páginas), as configurações de privacidade, bloqueador de anúncios nativo e o ponto que finalmente me convenceu de vez: ser feito sobre o mesmo projeto base que o Chrome, o navegador Chromium - pois as extensões que gosto de usar funcionariam perfeitamente e sites não teriam nenhuma diferença de execução. Então finalmente fui por a novidade à prova.

Testando, 1, 2, 3

Estava feito, já havia instalado o navegador no PC para começara a testar. Logo na primeira vez que abri ele, veio uma positiva surpresa: carregava mais rápido que o Chromium! Não foi a primeira vez que isso me chamou atenção, passei dias impressionado com o baixo tempo de carregamento do Brave.
Com a tela de boas vindas que o navegador trouxe ao abrir, já mostrando um estilo visual diferenciado, foi questão de segundos importar as configurações do Chromium para testar "pra valer". Após isso, a primeira coisa que me chamou atenção foram os contadores na aba de "Nova guia":

  • Anúncios e rastreadores bloqueados
    Sequer são carregados ao abrir as páginas, reduzindo o tempo de carregamento, impedindo que sites te rasteiem e/ou usem seus dados sem você autorizar
  • HTTPS Upgrades
    Força sites a usarem conexões seguras quando possível, reduzindo riscos de segurança
  • Estimativa de Tempo Economizado
    Soma do tempo que deixou de ser gasto para carregar anúncios e rastreadores

Obviamente as métricas estavam zeradas inicialmente, entretanto foi surpreendente a quantidade de anúncios e rastreadores bloqueados em meu uso cotidiano, usando moderadamente redes sociais e Youtube: em torno de 10 mil por semana. Por falar em uso normal, o player da Netflix funciona muito bem.

Rewards

Quando você vê anúncios em um site, além de demorar mais tempo para a página carregar, você ainda sai sem ganhar nada por isso - todo o valor do anúncio é dividido entre a plataforma e o criador de conteúdo. Além de serem comuns anúncios invasivos, que ocultam parte do página ou bloqueiam funcionalidades. Somente bloquear eles não resolve o problema todo, pois os criadores de conteúdo precisam conseguir dinheiro de alguma forma - e você continua sem receber nada.

É aí que entra o programa Brave Rewards: uma verdadeira plataforma de publicidade integrada ao navegador, com anúncios discretos (notificações no canto da tela no pc ou notificações push no celular), onde tanto usuário quanto criadores de conteúdo recebem pelos anúncios vistos - 70% para usuários e 30% para criadores. Essa é a parte que inicialmente eu achava "boa demais para ser verdade", ainda mais num navegador que não coleta dados do usuário.

Tendo já testado o básico, ativei o recurso no navegador (que deixa a opção bem visível na aba Nova Guia), fiz todo o cadastro na exchange estado-unidense parceira do Brave pela qual os pagamentos na plataforma são feitos, Uphold e vinculei a conta com o navegador. À partir daí usei o navegador normalmente, vendo um anúncio ou outro aparecer eventualmente e acumulando crédito para receber em BAT (Basic Atention Token) - Ficha Básica de Atenção em tradução livre -  a criptomoeda sobre a qual a plataforma é feita. E no dia marcado para pagamento pela plataforma, lá estavam meus BATs ganhos por ver anúncios, prontos para usar como bem quisesse - sem nenhum tipo de impedimento.

Vale ressaltar que esse é um recurso completamente opcional.

Doações

Além de servir para recompensar usuários por estarem vendo anúncios, a plataforma BAT também permite que você doe diretamente para criadores de conteúdo que queira ajudar financeiramente - direto pelo navegador.

Você pode tanto doar espontaneamente um determinado valor em BAT ou fazer contribuições automáticas para os criadores de conteúdo que acompanha - com o valor ganho sendo distribuído entre eles de acordo com uma métrica de quanta atenção você dá ao conteúdo deles (o que envolve, dentre outros fatores, tempo de visualização, se está vendo ou deixando em segundo plano, etc) - diminuindo seu ganho mas ajudando quem você gosta de acompanhar.

A doação é outro recurso opcional, tanto automática quanto espontânea.

Criadores de conteúdo

Caso você crie conteúdo para a internet, seja com um canal no Youtube, um site, canal na Twitch, no Vimeo - ou até mesmo com repositórios de código no GitHub - pode se inscrever como criador de conteúdo no Brave e passar a receber pela plataforma - tanto quando anúncios são exibidos para usuários sobre seu conteúdo quanto as doações feitas.

Após dois meses testando o navegador, ativei esse recurso no meu perfil do GitHub, com uma integração rápida e simples.

Veredicto

Tudo que é prometido no site do Brave sobre o navegador é cumprido: velocidade, segurança e privacidade são exemplares. Por si só isso já deixaria o navegador com uma ótima avaliação minha, pois ele supera concorrentes com facilidade e tem uma privacidade superior, além de temas diferenciados muito bons, que também o tornam visualmente mais agradável - um pequeno detalhe que rapidamente se torna relevante num navegador web.

Somado a isso tudo, o ótimo sistema de publicidade não-invasiva, desde o pagamento por ver anúncios na ponta até a estrutura sobre criptomoeda é uma inovação genial e muito promissora - que merece ter cada vez mais espaço no mercado.

Baixe o Brave (se quiser)

Caso tenha se interessado em testar o Brave, basta seguir o link abaixo com meu código promocional para baixá-lo - assim me ajuda com uns trocados ao mesmo tempo que experimenta uma navegação mais livre pela internet.

Teste o Brave em seu PC ou Celular

Embora eu obviamente tenha interesse em ganhar um pouco com a divulgação do melhor navegador que conheço, o faria de graça por todas as características e vantagens que mencionei acima,

Comentários