Eras atrás, antes mesmo de começar esse blog, uma das coisas que gostava de fazer para testar meus conhecimentos e habilidade de comunicação era ensinar um pouco do que sei a outras pessoas - principalmente por texto.
Retomando esse hábito, estou refazendo do zero uma série de tutoriais de programação para ajudar quem queira entrar no mundo do desenvolvimento de software ou relembrar conceitos mais básicos, focando em transmitir o conteúdo de forma direta e fácil de compreender.
TI Livre
Cada parte do tutorial, incluindo essa, será publicada junto com uma apresentação de slides - ambos com o conteúdo de um capítulo da apostila online. Entretanto mais formatos podem ser adicionados no futuro.
Sendo um projeto Livre, você pode usar e compartilhar à vontade, só lembre de dar créditos quando o fizer.
Pré-requisitos
- Lógica de Programação [Obrigatório]
Sem lógica não se faz nada direito em programação, é como querer lançar foguetes sem saber o básico de física. Vale lembrar que Java não é uma linguagem recomendável para estudar lógica de programação, é como ir ao mercado em um foguete. - Estruturas de Dados [Recomendável]
Ajuda a compreender melhor o funcionamento de alguns recursos da plataforma Java e acelera o aprendizado - Orientação a Objetos [Recomendável]
É basicamente o núcleo da linguagem Java, já ter esse conhecimento de antemão torna o aprendizado bem fácil – ou pode-se usar o Java para estudar Orientação a Objetos
Porque Java?
- Alto Nível
Java é mais próxima de linguagem humana que da linguagem de máquina - Sintaxe C
Se já conhecer linguagem C, C++ e similares, se sentirá em casa - Máquina Virtual (JVM)
Código não executa direto no dispositivo, aumentando segurança e portabilidade por não depender da plataforma em que executa - Gerenciamento de memória automático
Apesar da proximidade com C/C++, não é preciso gerenciar memória manualmente - Tipagem Estática
Variáveis tem tipo bem definido, que deve ser respeitado enquanto elas existirem na memória - Prevenção de erros
Permite e induz a prevenir erros em tempo de compilação, reduzindo imprevistos - Multi-thread
Permite executar tarefas de forma paralela, tornando aplicações mais responsivas
Orientação a objetos
Classes são os “moldes” à partir dos quais os objetos são feitos, grosso modo podem ser vistas como a definição das estruturas lógicas chamadas de Objetos. Vendo por outro ângulo, um objeto é uma entidade lógica particular que contém as informações e funcionalidades de um determinado modelo - usando o jargão da programação, uma instância de uma classe.
Classes e objetos no Java
Com exceção de um certo recurso que será tratado no próximo tópico, tudo no Java é implementado através de classes, pacotes (grupo de unidades de código com identificação exclusiva) e alguns recursos mais específicos que não vem ao caso nesse momento.
Tipos primitivos
Via de regra, deve-se usar tipos primitivos para toda informação que não exija um objeto especializado, como valores simples e variáveis de controle.
Esses são os tipos primitivos:
-
byte
Inteiro de: 8 bits Padrão: 0 Com sinal
Intervalo: -128 a 127 -
short
Inteiro de: 16 bits Padrão: 0 Com sinal
Intervalo-32,768 a 32,767 -
int
Inteiro de: 32 bits Padrão: 0
Intervalo: -2,147,483,648 a 2,147,483,647 -
long
Inteiro de: 64 bits Padrão: 0 Com sinal
Intervalo: -9,223,372,036,854,775,808 a 9,223,372,036,854,775,807 -
float
Ponto Flutuante de: 32 bits Padrão: 0 -
double
Ponto Flutuante de: 64 bitsPadrão: 0 -
boolean
Binário (true ou false) Padrão: false -
char
Caractere de 16 bits Padrão: ‘0’
Objetos - de novo
Como todo objeto, o valor padrão para uma variável do tipo String terá null como valor padrão. Mas variáveis fazem parte do próximo capítulo, então sem mais spoilers por aqui.
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