HTML5 Rápido - Introdução


Olá pessoas e bots, hoje lhes apresento meu mais novo projeto: HTML5 rápido. Ele consiste numa série de postagens no blog, numa apostila e num aplicativo para celular, todos ensinando a linguagem mais importante da internet de um jeito menos mecânico que o terrível "ensino tradicional". Aqui a decoreba não terá valor,pois o foco é o aprendizado.
Tome um café reforçado, termine esse pacote de salgadinhos e vem comigo!

Aplicativo


Originalmente eu pensava apenas em criar um aplicativo para celulares, ensinado a linguagem HTML de uma forma rápida.

Ao começar vi que lidar com um espaço pequeno me forçava a resumir bem o conteúdo, afinal é ruim ter que ficar dando scroll na página o tempo para poder ler. Isso me ajudou bastante na hora de definir a estrutura de tópicos - afinal um curso com aulas curtas e objetivas é um dos meus objetivos.

Comecei a fazer o aplicativo na Fábrica de Aplicativos, que é  (excelente plataforma a criação de aplicativos para celulares sem precisar usar programação.
Mas nem tudo são flores. Quando estava fazendo o aplicativo notei um "pequeno" bug na fábrica: ela não permite que eu use a sintaxe do HTML no código - o que inutiliza a maior parte do aplicativo.
Já entrei em contato com o suporte da Fábrica de aplicativos, mas ainda não obtive resposta se o erro foi resolvido. Até esse problema ser resolvido não divulgarei o link do aplicativo, pois não quero fornecer uma coisa que está incompleta - e um curso de HTML sem código é no mínimo incompleto.


Apostila


Tendo Isso em mente, pensei comigo mesmo: porque não ir fazendo o conteúdo numa apostila e depois que o problema for resolvido passar o conteúdo já feito para o aplicativo?
Não conseguindo ver nada contra a ideia, comecei a desenvolver uma apostila. Para começar a fazê-la, usei as mesmas configurações de formatação que estou utilizando para escrever um livro - vou falar dele em outra oportunidade.

Mas ao olhar as cores todas iguais, decidi que a apostila teria um esquema de cores próprio - diferente tanto do esquema do meu livro quando do esquema do aplicativo para celulares. Porque isso? Porque a interação do leitor com eles é diferente, logo, os diversos esquemas de cores podem ajudar cada meio a aproveitar seu potencial de maneira diferente.

Não foram só as configurações de formatação que trouxe do meu livro, também passei a escrever a apostila de modo menos mecânico, interagindo com o leitor como se ele e eu fossemos personagens de uma história. Quando a apostila estiver pronta disponibilizarei ela online.

Blog


Com uma das partes da apostila já feita, pensei comigo mesmo: orque não disponibilizo o conteúdo no meu blog também? Novamente não vi nenhum contra, apenas vantagens.
Por isso, trarei o conteúdo do "curso" para cá também, dando várias opções a vocês.

Obviamente o conteúdo não vai ser exatamente igual nos três meios - e nem poderia ser. No aplicativo de celular o conteúdo vai ser mais resumido e focado, na apostila mais explicativo e completo, enquanto que aqui no blog será um meio termo entre os dois.


Fiquem ligados e acompanhem essa série, pois todos devemos ter ao menos uma noção básica da linguagem mais importante da internet - ainda mais se ela for ensinada de uma forma que não seja tão entediante quanto o que estamos acostumados.
Não garanto que vou conseguir fugir da parte chata sempre, mas vou tentar o meu melhor.

Comentários