
Sobre a linguagem HTML

Antes de mais nada, devo lhes contar o que é HTML, não é mesmo? Vamos lá…
Como o próprio nome diz, a HyperText Markup Language é uma linguagem para marcação de textos. Mas qual a utilidade de marcar textos? Simples: as marcações feitas informam que o conteúdo marcado é especial, que não é só um monte de texto.
Sabe aquelas imagens e vídeos que você vê em sites adultos de madrugada? Elas são um exemplo do que é possível fazer como o “texto marcado” em HTML. Essa linguagem é um dos “pilares” da internet, pois é a partir dela que as páginas dos sites são feitas.
Desde sua primeira versão ela evoluiu muito, se adaptando às novas exigências que foram surgindo com a evolução da tecnologia.
Porque usar?
O motivo mais importante para você usá-la é que ela fornece um formato padrão para a transferência de documentos pela internet, eliminando problemas de compatibilidade que poderiam existir caso fossem usados diferentes padrões proprietários.
Imagine como seria você ter que fazer dezenas de versões do mesmo site para garantir que ele vai funcionar em todo lugar onde for acessado. Por falar em padrão, a linguagem HTML é um dos padrões definidos pela W3C – a entidade que regula os padrões da web.
Quem deve aprender?
Tem vários bons motivos para você aprender HTML, mas o primeiro que me vem à mente já deve ser o suficiente pra te convencer: ela é usada em quase todo lugar na internet.
Aliás, esse motivo torna difícil restringir um público que deveria conhecê-la, afinal cada vez mais a internet faz parte da vida de cada um de nós – até mais do que as doenças sexualmente transmissíveis fazem parte daquela grande e bagunçada festa que pára o páis por vários dias, o carnaval.
Todos que desejam entender melhor o funcionamento de nossa grande rede global de computadores e sistemas devem aprender. Todos que estejam curiosos sobre a linguagem devem estudá-la também. Todos que desejem ser desenvolvedores de softwares DEVEM conhecer ela – e conhecer bem ela. Todos que tenham blogs deveriam conhecê-la, para poder explorar melhor o potencial que os blogs oferecem.
E dá para falar de muitos outros públicos, eu poderia passar o dia listando quem deveria aprender HTML – mas eu não sou o Milo de Escorpião (de Cavaleiros do Zodíaco) para falar tanto.
Como ela funciona?
A linguagum HTML funciona de um modo bastante simples. Um arquivo com extensão .html é lido pelo navegador web ao carregarmos uma página – quando acessamos um site por exemplo. Ao ler o arquivo de “texto marcado”, o navegador interpreta o conteúdo dele e exibe o resultado da “tradução” para nós na tela.
Note que eu disse interpreta – e isso foi intencional. Há duas características do HTML por trás dessa palavra: o arquivo .html é usado como está (sem sofrer modificações) e navegadores diferentes podem interpretar as páginas de maneiras diferentes – assim como ocorre com pessoas. Com a evolução dos navegadores e o aumento da padronização, o problema da interpretação diferente fica cada vez mais no passado – mas ele ainda existe.
Chegamos ao final da primeira parte de nosso mini-curso de HTML5. Preparem-se que as próximas serão mais longas, com mais imagens e com exemplos de código.
Comentários
Postar um comentário