Dicas: Melhorando em Inglês


Olá leitores, hoje trago algumas dicas que uso para melhorar minhas capacidades de leitura, escrita, escuta e pronúncia em língua inglesa. Peguem o dicionário, ouçam umas músicas, the book is on the table e venham comigo.

1 Comecem de uma vez


Se há uma coisa que certamente todos já sentimos pelo menos uma vez na vida é a preguiça. Ela nos atrapalha nas mais diversas situações, e no aprendizado de uma língua não é diferente. "Amanhã começo", "deixa pra outro dia", "agora não, outra hora", enfim, usamos mil e uma desculpas para adiarmos nossas obrigações, e em casos extremos acabamos nunca as fazendo. Isso é péssimo!

Se vocês realmente querem aprender inglês - ou qualquer outro idioma - larguem a preguiça e comecem a estudar logo. Lembrem-se que os primeiros passos são os mais difíceis, tudo fica mais fácil depois.

2 Tenham o hábito de estudar


Uma vez que tenha começado, estudem regularmente, mesmo que seja só por alguns minutos. Vocês não precisam passar metade do dia com a cara em livros - a menos que façam algum curso de exatas - mas também não devem usar velhas desculpas para fugir da responsabilidade, como  "não vou estudar hoje", "recupero o prejuízo amanhã", "estou cansado demais para isso", "não tenho tempo", etc. Eu mesmo já usei muito essas desculpas, mas agora vejo que só estava me enganado.

Separem um horário livre regular para seu estudo. Mesmo que sejam alguns poucos minutos, é importante cultivar o hábito, pois assim vocês se acostumarão a sempre estudar.

3 Entretenimento


Um dos melhores meios para aprender outro idioma é usar aquilo que nos diverte para aprender. Músicas, filmes, seriados, desenhos, jogos e aí vai. Eles podem te ajudar muito no progresso do estudo.

Música

No caso de músicas, recomendo que vocês comparem as letras originais com diversas traduções diferentes, assim vocês irão aprender melhor o sentido das palavras e expressões.
Também recomendo que prestem bastante atenção nos vocais, para aprenderem a pronúncia das palavras - o que normalmente é mais difícil que aprender significados.

Essa sem dúvida é uma das dicas que mais pratiquei, pois ouço muitas músicas.

Filmes, séries, desenhos

No caso de filmes, séries e desenhos, recomendo que os assistam ao menos três vezes seguidas:

  1. com áudio em inglês e legendas em português
  2. com áudio em inglês e legendas em inglês
  3. com áudio em inglês e sem legendas

Ao fazer isso vocês irão primeiramente aprender o conteúdo do que estão assistindo, em seguida já sabendo o conteúdo vocês irão conseguir aprender as palavras novas com mais facilidade, e finalmente irão conseguir aprender a pronúncia delas.

Um exemplo prático que aconteceu comigo: quando assisti a série Cosmos: A Spacetime Odyssey, comecei vendo a série com legendas. Depois de alguns episódios comecei a ver com legendas e sem legendas (nem sempre nessa ordem). Em pouco tempo notei que tinha aprendido várias palavras e expressões novas.

Jogos

Para jogos faço a mesma recomendação que para filmes, mas com um porém: verifiquem se o jogo possui tradução, mesmo que só por legendas, porque caso não possua será mais difícil usá-lo para aprendizado.

É um fato bem conhecido o quanto jogos ajudam no aprendizado de idiomas. Eu mesmo aprendi bastante coisa com Crash Bandicoot, God of War, Castlevania, e outro jogos que joguei. Mas a maioria deles teve o problema de não ter tradução alguma para português, o que tornou o aprendizado mais difícil.

HQs, mangás, gibis

Mais formas de entretenimento que podem ajudar muito. Nesse caso recomendo que leiam direto em inglês, usando dicionários e tradutores quando não souberem o significado de algo. Também recomendo que leiam várias vezes, para memorizar bem os significados.

Eu por exemplo acompanho os mangás de Bleach e One Piece lendo somente a versão em inglês. Também acompanhei Naruto e Claymore, e li um pouco de Beelzebub - mas enjoei desse. Isso continua me ajudando a aprender, pois sempre tem alguma palavra ou expressão que não conheço ou não uso.

4 Não tenham medo de dicionários e tradutores


Apesar de serem chatos e podem confundir, eles são ferramentas que existem para auxiliar. E vocês só conseguirão usá-los direito se praticarem sem medo de errar. Lembrem-se: o erro feito numa tentativa pode ser melhor do que a falta de atitude.

Eu mesmo evitei dicionários muitas vezes, de forma desnecessária. Hoje vejo o quanto errei.

5 Aprendam a programar


Embora essa dica possa soar um tiro no pé por vir de um programador, considero uma das mais importantes na lista. Em sua grande maioria, as linguagens de programação são bem próximas do inglês, logo aprender algumas linguagens - mesmo que sejam linguagens mais simples - pode ajudar e muito no aprendizado da língua mãe da informática.

Eu mesmo melhorei em inglês por causa da programação, e como continuo na área sempre aprendo algo novo ao estudar mais.

6 Escrevam e conversem em inglês


Se vocês realmente querem aprender, não se contentem em ser "aprendizes passivos" que só ficam lendo e ouvindo.
Escrevam textos em inglês (a programação pode ajudar muito nisso), falem em inglês, conversem em inglês com outras pessoas, pensem em inglês, enfim, incorporem a língua inglesa às suas vida de forma que ela tenham grande importância no seu dia a dia.

7 Não tenham medo de errar


Apesar de eu já ter dito antes, as vezes mais vale errar do que não fazer. Se vocês deixarem o medo de erra se sobrepor a vontade de aprender, vocês não vão aprender. Simples assim.

Um exemplo prático foi quando fui na Santos Comic Expo em 2014. Lá encontrei um artista estrangeiro, que falava mais ou menos português. Após um minuto tentando conversar com ele em português sem muito sucesso, tentei passar a conversar em inglês - e a conversa começou a fluir na hora.
Depois de um bom tempo conversando, eu fiquei com um pouco de receio quando queria falar e não sabia como, mas ao notar isso ele rapidamente me disse para não ficar com medo de errar, porque se eu errasse ele corrigiria. Aprendi bastante com ele.
Aliás, conferiram a página dele no Facebook: https://www.facebook.com/AdaraArt

8 Vão com calma, mas sempre progredindo


Não pensem em se tornarem fluentes em inglês de uma semana para outra, é preciso um bom tempo e bastante prática para dominar um idioma. Respeitem seus limites.
Porém, não se acomodem em um certo nível de conhecimento. Continuem sempre se aprimorando, mantendo um progresso constante ao longo do tempo.

9 Essas dicas valem para qualquer idioma


Seguindo essas dicas vocês terão mais facilidade para aprender qualquer idioma. Tendo disciplina, persistência e incorporando o idioma às suas vidas, vocês certamente conseguirão.

Comentários