Análise: D.A.M - Phantasmagoria (EP)


Olá leitores, quadro novo no blog, e já começando com tudo. Hoje farei uma análise pessoal do EP Phantasmagoria, da banda brasileira D.A.M. um das melhores bandas que conheci em 2014. Fechem esse site adulto na outra guia do navegador, lavem as mãos, ponham os fones de ouvido e venham comigo.

Como vai funcionar o quadro?


Análises de álbuns, EPs, coletâneas ... enfim. Serão analisados lançamentos tanto de bandas nacionais quanto internacionais. As análises serão totalmente pessoais, com base apenas em meus gostos e refletindo minha opinião. Elas não se basearão sem nenhuma teoria musical avançada que só se entende após anos de prática - afinal sequer sou músico.
Sempre que possível colocarei uma música do lançamento que estiver avaliando e links para as letras de todas as músicas, a menos que não ache as letras online - como na análise de hoje.

Como vai ser a análise?


Ela seguirá exatamente os critérios que eu quiser, seguindo exatamente ordem que eu quiser. Pode ter algumas histórias e piadas, mas o foco será nas músicas.


Chega de enrolar, vamos para a análise.

Ouve aí


Para começar, já deixo o a primeira música do EP para vocês ouvirem enquanto leem o texto. Se realmente fizerem isso adianto que terão uma dificuldade: decidir se prestarão atenção na música, na incrível capa do EP ou no texto.


Capa super detalhada


Quando ouvi uma música desse álbum pela primeira vez, The End of Light (no canal do Youtube Aura of AEGIS) minha conexão com a internet não estava das melhores, então a capa do álbum apareceu na tela um pouco antes da música começar. De cara já fiquei impressionado com o nível dela, com tantos detalhes que pensei que ela seria capaz de "hipnotizar" fãs por horas, a ponto de eles nem ouvirem o álbum por causa da capa - que nem a de Somewhere in Time do Iron Maiden.
Brincadeiras a parte, a capa magnífica - que usei como papel de parede no computador por um bom tempo - é realmente incrível. E na página do Facebook da banda recebi uma informação que a deixava ainda mais incrível: ela estava ligada a capa do EP anterior da banda  - que na época eu nem sabia que existia - e também à do álbum que eles estavam para lançar.

Nota: 10/10

Músicas excelentes

The End Of Light


Se a capa já tinha me impressionado, a primeira música que ouvi me deixou de queixo caído. A combinação praticamente perfeita de guitarras e teclado não pecava em momento algum, os vocais brutais - que ficam em contraste com os teclados - dão o clima certo para a música, combinando perfeitamente com a excelente letra. O baixo é meio difícil de notar, mas a bateria se destaca tanto quanto o vocal por cima da combinação de guitarras e teclado.
Durante três dias eu ouvia essa música toda hora, sempre impressionado com o que meus ouvidos contemplavam. Mas pouco tempo depois ouvi outro titã musical desse EP...

Nota: 9,8/10

Banished From Paradise

Pode parecer estranho, mas para mim a melhor música está logo no começo do EP. Se The End Of Light já tinha me deixado muito impressionado, essa aqui se tornou a minha favorita dentre todas as músicas da banda. O talento dos músicos se expressa de forma épica aqui, numa música que combina tudo que mais gosto: mudanças de andamento, letra boa, melodias excelentes e diferentes vocais.
De longe é a música que mais ouço do D.A.M. , e a que me fez procurar mais - afinal a banda deveria ter mais músicas excelente, não?

Nota: 10/10

Lord Of Dreams

Mais um dos titãs do EP. A melodia dessa música é a que mais gosto em todas as músicas da banda. As guitarras em destaque junto com os vocais ficam impecáveis. O teclado ajuda a torna-la épica,  com a bateria num ritmo ótimo. Novamente o baixa é meio difícil de encontrar na mistura, o que não a prejudica muito.
Uma curiosidade é que essa música acabou me dando muita inspiração para escrever uma história.

Nota: 9,5/10

Phantasmagoria

Ah, a faixa-título. O que considero melhor nela é o vocal mais agressivo que no resto do EP, o que a faz se destacar bastante das outras músicas. Não preciso nem dizer que ela se mantém excelente em todos os instrumentos e nos vocais - assim como as outras.
Porém, ela acaba não brilhando tanto quanto as outras três que analise até agora. Embora seja uma ótima música, as três analisadas acima acabam a ofuscando um pouco.

Nota: 9,2/10

Fear(Lunar Body) e  Empty Silence(Solar Body)


Duas músicas que tem uma sonoridade ligeiramente diferente das outras, mas com a mesma qualidade. Assim como a faixa-título, são ótimas músicas mas acabam ofuscadas pelas melhores do EP. Porém ambas se mostram importantes na sequência ao ouvir o EP inteiro de uma vez.

Nota: 9/10

Considerações finais


Não vou fazer uma média do EP inteiro - nem dos lançamentos que traga no futuro - por um simples motivo: considero que o mais importante são as músicas, que nem sempre as pessoas querem ouvir tudo, mas apenas uma ou outra música. Logo, meu foco é analisar cada parte.
Até porque, nesse caso, uma nota para o EP todo não seria tão distante das notas das músicas.

De qualquer jeito, é um EP excelente que vale cada centavo que você gastar comprando e cada segundo que você gastar ouvindo - e que mostra que há talentos muito subestimados em nosso país.
Aprovado e recomendado!

Comentários