
Olá pessoas e bots, hoje trago para vocês uma das melhores (senão a melhor) redublagens de Os Cavaleiros do Zodíaco. Elevem o cosmo até o 7º sentido, vistam suas armadura - menos o Shiryu - e venham comigo.
VaiSeiya?
Apesar de eu só ter conhecido o VaiSeiya em 2014, o primeiro episódio foi lançado no começo de 2012. E ainda hoje me faz rir bastante. Até o momento foram feitos 11 episódios e 1 filme, todos cheios de piadas e sátiras, além de terem roteiros feitos do zero - olha o nível dos caras que fazem essa redublagem.
Assim como na análise de Cosmos: A Spacetime Odyssey, falarei dos episódios um a um. Mas aqui também colocarei links para os vídeos, pois o VaiSeiya é um trabalho sem fins lucrativos disponibilizado no Youtube.
Episódios
Chega de enrolar, vamos para o que interessa de uma vez.
Se não quiserem um festival de spoilers maior que as aberturas de Naruto Shippuden, vejam os episódios antes de lerem as minhas considerações.
1 Pega a Sua Fantasia! - Mah oê
O episódio já começa tirando risadas com o Silvio Santos de mestre do santuário.
Justamente por ser o começo de tudo, esse episódio tem uma dublagem um pouco mais simples e as piadas em geral não são tão engraçadas como nos últimos - ainda sim vale muito a pena ver cada segundo dos 8 minutos de episódio, especialmente a parte onde o Seiya luta com a Shaina ao tentar fugir do santuário para não pagar R$ 44,00.
Por falar na Shaina, a voz de travesti ficou excelente nela. Não consigo lembrar disso sem rir.
Nota: 7,5/10
2 Meu Amigo Urso
Saori a patricinha mimada chantageando e explorando o Seiya: não tem preço. Jabu, o cãozinho da Saori também é algo impagável, assim como o Silvio anunciando o roubo da armadura de Sagitário.
A luta com o cavaleiro de Urso (que é tão relevante pra história que ninguém lembra o nome) ficou boa na redublagem, mas as piadas forçadas do Seiya ainda estavam em nível meio baixo - tirando quando ele disse que os outros cavaleiros eram todos gays.
Nota: 7,5/10
3 Frígido como a Neve
Aqui finalmente aparece a rainha das bibas de CDZ o Hyoga, que já começa bem: sem fôlego enquanto visita a mãe e matando um alpinista ao destruir a geleira onde estava a armadura de cisne.
A parte da luta foi boa, melhor que nos episódios anteriores, mas o final foi a melhor parte para mim. O depoimento da Shaina dizendo ter sido agredida pelo Seiya com um quadro dele cuspindo sangue em cima da TV é uma das cenas que não saem da cabeça.
Nota: 8/10
4 Seiya, o Paramédico
Seiya apanhando que nem um cachorro, aparentemente um episódio normal de CDZ não? Mas as piadas e a ausência daquela enrolação toda do desenho original fazem diferença. E o Dohko Yoda ficou perfeito.
Assim como no episódio 3, a luta nesse ficou mais legal, e o episódio como um todo foi melhor que os anteriores. Uma coisa notável é que esse episódio durou mais que os outros, mas sem enrolação - o que é ótimo.
Nota: 8,5/10
5 Fênix, O Cavaleiro de Ikki
O começo do episódio com o pov gritando "sem violência" foi a parte mais engraçada do episódio, sem dúvida. Shiryu analfabeto, Seiya com uma playboy e achando que o Shun é uma mulher por causa dos seios na armadura ... não é que fizeram uma versão mais realista que a original?
A luta com o cãozinho inútil da Saori Jabu foi boa, mas a aparição do Ikki roubou a cena.
Nota: 8,5/10
6 Ikki, O Cavaleiro mais Pica das Galáxias
A partir daqui começam os episódios que vi mais vezes - e o motivo é simples: são os melhores até agora.
Ikki detonando geral, até a patricinha mimada Saori e o Tatsumi foi ótimo. Os flashbacks, a equipe rocket os cavaleiros negros, o roubo da armadura, enfim todas as partes mais importantes, tiveram um roteiro bem feito, piadas bem colocadas, e a boa dublagem.
Esse episódio mostrar o avanço da esquipe, e também um bom aumento na duração - isso sem enrolar que nem o desenho original.
Nota: 9/10
7 Enfia as Armaduras no Mu
Assim como o episódio anterior, esse está muito bem feito, com bom roteiro, piadas engraçadas e bastante cuidado com detalhes. Mas vocês estavam esperando os spoilers, não?
Saroi enojada com a pobreza da casa do Seiya (que lava o cabelo na pia, não me pergunte porque), Hyoga se gabando mais que novo rico, Shiryu fazendo burrices, Mestre suicida, tem muita coisa que tira bons risos nos quase 16 minutos de episódio, mas com certeza o melhor de tudo é o Mu bipolar - que anuncia a restauração de armaduras no Facebook. Não importa quantas vezes eu veja o episódio, sempre rio daquela voz forçada dele irritado.
Nota: 9/10
8 Los Hermanos Niegros
Mai um episódio com bom humor e bem feito. Novamente com duração maior, mas ainda sim mais dinâmico que o desenho original.
As lutas de Hyoga vs Cabalero del Pato e Seiya vs Cabalero del Cabalo foram rápidas porém bem divertidas. Para mim a parte do Cabalero de la Mujer foi a mais hilária, especialmente quando ele foi derrotado bem do lado do Cabalero del Largatixa.
Nota: 9/10
9 La Colera de Lagartixa
A primeira pergunta que me veio na cabeça nesse episódio foi: se já mostraram 3 cavaleiros negros lutando em um só episódio, não é demais deixar outro só pro Lagartixa?
Mas como sempre, o episódio não ficou só no que o título prometia, foi além da expectativa, já começando com a luta Ikki vs Hyoga - que obviamente não poderia vir sem piadas. Assim como a luta entre Shiryu e Lagartixa. As duas lutas foram boas, e o final da luta do Shiryu foi excelente.
A luta dos 4 cavaleiros contra o Ikki foi ainda melhor, assim como as piadas no final.
Nota: 9,5/10
10 O Pão de Queijo Diabólico
Nesse a equipe do VaiSeiya acertou em cheio. Desde o começo do episódio com o Silvio Saga Santos, até o enterro do Ikki no final, cada momento foi muito bom.
O passado do Igor, digo, Ikki foi a melhor parte, especialmente o mestre - que morto não faz mais pão de queijo. Mestre do Igor, Lombardi, Roque, 'os mano do batuque', Dócrates 'malégno' - esse episódio conseguiu melhorar ainda mais o humor, mantendo um roteiro divertido e bem feito. Além de seguir aumentando a duração.
Nota: 10/10
Filme - O Guerreiro Não Tão Santo

Infelizmente não vou poder analisar o filme, pois ele foi removido do Youtube por causa de um strike da Toei Animation.
Deixo aqui meu repúdio à atitude estúpida e arbitrária da Toei, que só consegui se mostrar uma empresa mercenária que não se importa nem um pouco com os fãs, mas apenas em explorar ao máximo as obras das quais tem direitos autorais.
É vergonhoso que existam empresas com essa atitude. Só não penso em cobrar alguma vergonha e reparação da empresa pela estupidez relinchante que ela fez por um simples motivo: que vergonha pode-se esperar de um bando de mercenários imbecis? Para a Toei não importa se ela está tendo divulgação gratuita através de uma paródia melhor que boa parte do que ela mesma produz, só importa vender mais e lucrar em cima dos fãs fazendo qualquer porcaria. Uma empresa que não é digna de respeito algum.
Pro pessoal do VaiSeiya peço que continuem com seu ótimo trabalho, e reforço a sugestão de vários fãs na página do Facebook: disponibilizem os episódios em um HD virtual (como o Dropbox). E se precisarem de mirrors (para não deixar o aquivo em um só lugar) me ponho a disposição para ajudar no que puder.
11 Como eu sou maravilhoso!
Esse é (até agora) o melhor episódio do Vai Seiya. Sério, os caras se superaram.
O começo com o Chapolin foi tão bem feito que por alguns segundos até eu achei que era o próprio dublador do Chapolim que fez essa parte. Seiya sonhando drogado já abre a sessão de risadas muito bem. O sonho com o Shun pelado foi hilário.
Na cena da guerra reparei pela primeira vez em um detalhe que nunca tinha visto: um dos tiros que atravessa o corpo de um figurante sai pela bunda. Sò uma observação solta mesmo.
Por falar na cena da guerra, o objetivo dela foi também hilário: transformar um país inteiro numa fábrica da Jequiti porque a população não pagou o carnê do baú. Mas chega de spoiler senão esse texto vai ficar gigante.
As lutas foram boas 9especialmente Shaina vs Seiya e Cristal vs figurantes), a dublagem está excelente (assim como no episódio anterior), o roteiro está muito bem feito e as piadas ótimas - em especial a parte do aviãozinho do Silvio Saga Santos. Aliás, a aparição do Aioria, ou melhor Gagória, também foi marcante.
Nota: 10/10
No que acertou
- Bom roteiro
- Humor bom sem apelação (especialmente nos últimos episódios)
- Dublagem excelente (especialmente nos últimos episódios)
- Sátiras as falhas do desenho original
- Sem enrolação
- Qualidade de produção cada vez melhor
No que pode melhorar
O único ponto que tenho para criticar atualmente é a duração muito variada dos episódios. A cada episódio a duração aumenta um pouco, isso desde o primeiro episódio. Obviamente não dá para manter esse aumento para sempre, se não passarão a ser filmes em vez de episódios. Também acho que não seja bom diminuir bruscamente a duração.
Logo, penso que o ideal é usar uma duração próxima da atual (25 minutos), deixando os episódios próximos dessa duração, porém não muito acima e nem muito abaixo. Chuto que uma variação máxima de 2-3 minutos deve ser a ideal.
Algumas sugestões
Sugestões de roteiro
Como estou bastante ansioso para ver essa redublagem chegando na saga das 12 casas, vou deixar sugestões apenas para essa saga. Acho que todos que assistiram Os Cavalerios do Zodíaco vão imaginar bem essas sugestões enquanto leem.
- Léo Aldebaran Stronda
Não canso de imaginar a casa de touro como uma academia, com uma placa escrito "Monstrolândia" na entrada, o Aldebaran de 'monstro' e ainda tocando bonde da maromba no fundo.
Para completar, quando os cavaleiros tentassem passar ele dizendo "O seus merdas, aqui não passa franguinho não. Vocês tem que comer muito frango com batata doce pra passar aqui."
Bônus: o Aldebaran Stronda chamar o sétimo sentido de "sentido do whey"
Bônus 2: o "grande chifre" poderia ser trocado por "vem monstro" - Mr Shaka Catra
Essa seria o cúmulo da ironia, o cavaleiro de virgem como o pai de todos, mas se bem usada poderia render o episódio mais engraçado de todos.
Bônus: o ataque que o Ikki usa pra se destruir junto com o Shaka deveria se chamado de "encoxada mortal de fênix" - Shura cabeleireiro/toureiro
Essa é auto-explicativa, só estou colocando texto aqui para ocupar espaço - Afrodite travesti
Essa nem seria tão diferente do desenho original... - Camus caladão
Hyoga vive se gabando, o mestre Cristal é pior ainda, seria bem irônico o Camus seguir o caminho contrário e mandar o Hyoga calar a boca a cada 5 segundos.
Antes que alguém me perguntem quem falaria pelos cotovelos no lugar do Camus, saibam que a resposta vem do desenho original: Milo - que mesmo em luta praticamente recita uma bíblia.
Sugestões técnicas
Só tenho duas sugestões, ambas baseadas no que já disse quando falei do filme:
- Links de download para os vídeos
- Mirrors para os links de download
Acompanhem aê
Espero que vocês também acompanhem esse excelente trabalho e se divirtam com os episódios tanto quanto eu me divirto. Para acompanhar vocês podem se inscrever no canal do VaiSeiya no Youtube e na página do VaiSeiya no Facebook (que obviamente é bem mais ativa que o canal).
Quase esqueci de comentar: está para sair o episódio 12, Cronicas de Gelo e Fogo. Tomaram que não matem todo mundo que nem o George Martin.
Comentários
Postar um comentário